Voltar
Notícias
Tupy reaproveita água nos processos industriais
22 de março de 2023
Multinacional de Santa Catarina deixa de consumir cerca de 1 bilhão de litros de água, devido ao reúso do recurso na indústria
O setor industrial tem avançado nas discussões sobre o uso de recursos hídricos. Afinal, segundo a CNI (Confederação Nacional da Indústria), as indústrias consomem 10% da água captada para uso no Brasil. A Tupy investe em projetos e iniciativas para o tratamento e reaproveitamento da água utilizada em seus processos fabris. Com isso, a Empresa deixa de utilizar cerca de 1 bilhão de litros de água potável por ano, contribuindo para a conservação deste recurso e para a redução da geração de efluentes.
Para isso, são fundamentais as dez Estações de Tratamento de Efluentes (ETEs) industriais e sanitários que a Companhia possui em suas plantas fabris. Em Aveiro, Portugal, por exemplo, 98% dos efluentes dos processos industriais e sanitários são tratados e retornam para os processos. No Brasil, em Joinville e em Betim, esse percentual sobe para 100%.
Desde 2007, a Companhia adota novos processos de reúso e reduziu, aproximadamente, 50% o consumo de água potável. Foram mais de 60 projetos de investimento nos últimos 4 anos, voltados para melhoria no sistema de filtragem, aquisição de tanques, misturadores, bombas e fluxômetros, entre outros.
“A água é um insumo vital para as operações da Empresa, o que torna ainda mais importante a sua redução e reutilização. Em 2022, investimos aproximadamente R$ 76 milhões, visando à implementação de tecnologias para promover a melhoria da qualidade do ar, do solo e das águas superficiais e subterrâneas, bem como a maior recirculação de efluentes em nossos processos”, declara Thamires Prado Brito, líder de Sustentabilidade Corporativa da Tupy.
Conheça o caminho da água na Tupy
1 – O consumo: a água é utilizada em nossos processos produtivos, na preparação dos alimentos, na limpeza e nos sanitários.
2 – O descarte: a água que foi utilizada vira um efluente e é direcionada para a Estação de Tratamento de Efluentes (ETE).
3 – O tratamento: na ETE, nossos efluentes são tratados por diferentes processos, que podem ser físicos, químicos e biológicos. O que não é reutilizado, volta para o meio ambiente, seguindo todos os padrões de qualidade.
4 – O reúso: em algumas plantas, chega a até 100% o volume de efluentes tratados que retornam ao processo produtivo e são reutilizados de diversas formas: torre de resfriamento, resfriamento de escória e da estrutura do forno, sistemas de controle de emissão atmosférica, preparação de insumos da usinagem, além de processos químicos de enxágue.
Sobre a TUPY
Multinacional brasileira que desenvolve e produz componentes estruturais em ferro fundido de alta complexidade geométrica e metalúrgica. Essas soluções de engenharia são aplicadas nos setores de transporte, infraestrutura, agronegócio e geração de energia e contribuem para a qualidade de vida das pessoas, promovendo acesso à saúde, saneamento básico, água potável, produção e distribuição de alimentos e comércio global. Sua produção está concentrada nas fábricas brasileiras, em Betim/MG, Joinville/SC e São Paulo/SP, e no exterior, nas cidades de Aveiro, em Portugal, e em Saltillo e Ramos Arizpe, no México. Além disso, possui escritórios comerciais no Brasil, Alemanha, Holanda, Itália e EUA.