Voltar

Notícias

Tupy anuncia projeto inovador de motor a hidrogênio para aplicação em veículos comerciais

Notícias

20 de fevereiro de 2024

A Tupy, renomada multinacional brasileira líder na produção de soluções para indústrias de bens de capital, em parceria estratégica com as empresas AVL e Westport, avança em um projeto pioneiro no desenvolvimento de motores de combustão a hidrogênio, solução importante na busca pela descarbonização para veículos comerciais.

O diretor de Pesquisa e Desenvolvimento Disruptivo da Tupy, André Ferrarese, explica que o motor de combustão a hidrogênio representa uma solução de zero emissões, com menor custo e maior durabilidade comparado a outras alternativas no mercado. “A principal vantagem associada ao emprego de células de hidrogênio reside na ausência de emissão de carbono. Esse tipo de tecnologia gera principalmente água durante sua operação, o que a torna mais sustentável”.

Além disso, o projeto também se destaca pela ênfase na tecnologia de combustão difusa, particularmente por meio do sistema de injeção direta de alta pressão (HPDI), explorando as vantagens do ciclo Diesel para a descarbonização de veículos comerciais. A Tupy, reconhecida por suas ligas de alta resistência (CGI), desempenha um papel crucial na superação das cargas mecânicas associadas a essa inovação tecnológica.

Principais aspectos do projeto:

Eficiência e desempenho: testes em dinamômetro revelaram resultados notáveis. A versão a hidrogênio otimizada com a tecnologia HPDI atingiu uma eficiência térmica de 50,5%, superando o motor Diesel original, que apresentava 47,6%. Além disso, a potência máxima passou de 350kW para 395kW, indicando um potencial significativo de aumento de trabalho com o mesmo tamanho de motor.

Disponibilidade no Mercado: a solução de combustão Otto, a primeira a ser lançada, está programada para chegar ao mercado a partir de 2024. A Tupy já assegurou seu papel como fornecedora do cabeçote para o primeiro caminhão com combustão a hidrogênio da MAN, o veículo H45, conforme anunciado anteriormente.

Maturidade Tecnológica: a tecnologia HPDI atingiu um alto grau de maturidade, com expectativas de sua introdução comercial provavelmente até 2030.

O projeto reforça o compromisso das empresas envolvidas com a inovação e a busca contínua por soluções sustentáveis. “A Tupy quer aliar seu conhecimento técnico e as descobertas importantes de seu time de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) às visões de parceiros internacionais, a fim de fomentar a descarbonização viável, que passa pela adoção da tecnologia adequada, em diferentes aplicações e regiões” destaca André Ferrarese, diretor da Tupy.

Sobre a TUPY  
Multinacional brasileira que desenvolve e produz componentes estruturais em ferro fundido de alta complexidade geométrica e metalúrgica. Essas soluções de engenharia são aplicadas nos setores de transporte, infraestrutura, agronegócio e geração de energia e contribuem para a qualidade de vida das pessoas, promovendo acesso à saúde, saneamento básico, água potável, produção e distribuição de alimentos e comércio global. Sua produção está concentrada nas fábricas brasileiras em Betim/MG, Joinville/SC e em São Paulo (SP), e, no exterior, nas cidades de Aveiro, em Portugal, e em Saltillo e Ramos Arizpe, no México. Além disso, possui escritórios comerciais no Brasil, Alemanha, Holanda, Itália e EUA.

Informações para a imprensa:
Edelman: Tupy@edelman.com

Imprensa

CONTATOS

Imprensa Brasil e Internacional

Imprensa México - Dígito_R

Subir