Voltar

Notícias

ShiftT, programa de geração de negócios para startups da Tupy, recebe inscrições para segundo ciclo até dia 31

Notícias

23 de agosto de 2022

Primeira rodada, em 2021, acelerou quatro negócios de diferentes regiões do Brasil. Segundo ciclo traz também oportunidade para startups que visam à expansão internacional ou que já tenham atuação fora do País

A ShiftT, aceleradora de startups da Tupy, está na reta final de fase de inscrições para o seu segundo ciclo. Para este ano, a empresa amplia o alcance da iniciativa e abre as portas para startups nacionais e internacionais. As interessadas têm somente até o dia 31 de agosto para realizar a inscrição, gratuitamente, pelo site.

Dentre os principais destaques da proposta de valor da ShiftT, estão o conceito equity free, ou seja, o empreendedor não precisa renunciar à parte da sua empresa para participar do processo de aceleração; e a oferta de Prova de Conceito (POC) remunerada. Outra importante premissa da ShiftT é o respeito total à propriedade intelectual das startups e dos seus talentos.

Também vale ressaltar que as empresas selecionadas terão a oportunidade de se beneficiar da conexão com toda a estrutura da Tupy, multinacional brasileira referência na indústria metalúrgica com operações no Brasil, em Portugal e no México e atuação em mais de 30 países. Foi o que fez, por exemplo, a Exy, uma das quatro startups selecionadas durante o primeiro ciclo, que contou com mais de 100 inscrições. A empresa é criadora de um exoesqueleto vestível que contribui com a ergonomia das pessoas. Com o apoio da ShiftT, já realizou suas Provas de Conceitos em operações em Santa Catarina, Minas Gerais e está planejando uma nova POC em Portugal.

“A ShiftT não é mais uma aceleradora existente no mercado. Dentre os diferenciais, está a nossa conexão com a Tupy, que permite às startups acessarem todas as competências, canais e oportunidades do grupo, fomentando um ambiente de colaboração com muito foco na geração de negócio para a Startup e para a Tupy”, comenta Daniel Moraes, Head de Inovação e Transformação Digital da Tupy.

Completam a lista das startups que já foram aceleradas pela ShiftT: Green Fuel, inventora de um sistema para motores a combustão que reduz a emissão de gases e o consumo de combustível, por meio do uso do hidrogênio; a Hedro, que desenvolve tecnologias para instrumentar ambientes industriais, comerciais e rurais com sensores inteligentes sem fio; e a Pix Force, que oferece soluções de visão computacional e visão de máquina, baseadas em inteligência artificial e machine learning.

Assim como no primeiro ciclo, para estar apta a se inscrever, a startup precisa se encaixar em uma das seguintes frentes de negócio:

  • Sinergia com o Negócio: soluções que proponham inovação significativa e que possam ser escaladas rapidamente com o apoio da Tupy;
  • Desenvolvimento Sustentável: negócios economicamente viáveis, que promovam impacto socioambiental positivo;
  • Digital e Indústria 4.0: geração de valor a partir da aplicação de tecnologias emergentes e que possam impulsionar a jornada de transformação digital da Tupy;
  • Modelos de Negócios Inovadores: iniciativas que proponham novas formas de abordar os desafios encontrados nas cadeias de valor de atuação da Tupy. Os empreendedores selecionados receberão mentorias exclusivas e individualizadas, aplicadas por cerca de 30 profissionais da companhia, com experiência nas mais diferentes áreas de conhecimento.

“A abertura das inscrições neste ciclo para startups de outros países casa com a diversidade que temos buscado imprimir à iniciativa desde a edição passada, quando ficamos muito orgulhosos de apoiar empresas de diferentes regiões do Brasil, lideradas por empreendedores com histórias e perfis bem distintos, mas que têm em comum o brilho nos olhos e a energia para inovar”, completa Daniel.

Sobre a TUPY

 Multinacional brasileira que desenvolve e produz componentes estruturais em ferro fundido de alta complexidade geométrica e metalúrgica. Essas soluções de engenharia são aplicadas nos setores de transporte, infraestrutura, agronegócio e geração de energia e contribuem para a qualidade de vida das pessoas, promovendo acesso à saúde, saneamento básico, água potável, produção e distribuição de alimentos e comércio global. Sua produção está concentrada nas fábricas brasileiras, em Betim/MG, Joinville/SC e Mauá/SP, e no exterior, nas cidades de Aveiro, em Portugal, e em Saltillo e Ramos Arizpe, no México. Além disso, possui escritórios comerciais no Brasil, Alemanha, Itália e EUA. www.tupy.com.br

Informações para a imprensa

Edelman: TUPY@edelman.com

Imprensa

CONTATOS

Imprensa Brasil e Internacional

Imprensa México - Dígito_R

Subir