Voltar

Notícias

ShiftT Aceleradora de startups da Tupy recebe 51% mais inscrições no 3º ciclo

Notícias

14 de dezembro de 2023

A ShiftT, aceleradora de startups da Tupy, encerrou o 3º ciclo de inscrições para o seu programa de aceleração com um crescimento de 51% nas inscrições realizadas. Vale destacar que se candidataram empreendedores de todas as regiões do Brasil.

Estavam habilitadas a participar as startups das seguintes frentes de atuação: Energia, Desenvolvimento Sustentável, Infraestrutura, Transformação Digital, Novos modelos de negócio. Metade das inscrições estão relacionadas à frente de Transformação Digital e quase 25% voltadas à promoção do Desenvolvimento Sustentável.

Karoll Correia, líder do programa de aceleração, avalia que o desempenho do terceiro batch demonstra uma consolidação do modelo de negócios da Aceleradora, que é voltado à geração de negócios com valor compartilhado. “O avanço de inscrições que tivemos em todas as regiões do País, especialmente da participação de estados no quais nunca havíamos recebido inscrições, é resultado de um trabalho consistente, transparente e de um relacionamento que gera valor para todos os envolvidos”, conclui Karoll.

Maior alcance entre os estados
No segundo ano de atividade, a ShiftT vem aumentando seu alcance, saindo de 48% dos estados brasileiros, no 1º ciclo, para 65% do País, neste 3º batch. Santa Catarina, sede da Tupy, e São Paulo foram os estados com maior número de inscrições. Outro destaque é a participação de empreendedores sediados no Acre, Amapá, Maranhão e Roraima, estados em que ainda não havíamos recebido inscrições nos ciclos anteriores.

Startups já aceleradas
Atualmente, 8 startups estão sendo aceleradas pela ShiftT. São negócios das mais diferentes vertentes, tais como biotech, logtech e, principalmente, indtechs. Destas, 4 estão aprimorando suas soluções em provas de conceito remuneradas e 2 já se tornaram fornecedoras homologadas da Tupy. A relação íntegra e próxima com os empreendedores tem levado ao reconhecimento da Aceleradora no ecossistema, exemplo disso foi a premiação recebida pela Tupy como 8ª empresa destaque em inovação aberta com startups do setor de Mineração e Metais pela 100 Open Startups.

Contexto animador
Em 2022, dados da Associação Brasileira de Startups indicavam que apenas 2,9% das startups brasileiras tinham sua proposta de valor atendendo a indústria – as chamadas indtechs. Ao longo de seus 2 primeiros ciclos, a ShiftT identificou que muitos empreendedores redirecionavam seu modelo de negócio para outra frente a fim de atender exigências de investidores e reduzir o tempo de retorno de investimento. Porém, essas mudanças levaram a redução na proposta de valor e consequente baixa atratividade para os potenciais clientes dessas startups. O crescimento no número de inscrições e as discussões atuais sobre neoindustrialização indicam que há muito espaço para crescimento das indtechs.

Números
299 startups avaliadas nos 3 ciclos
128 startups inscritas no 3º batch
8 aceleradas, impactando 23 empreendedores
+ 30 mentores: colaboradores da Tupy treinados em inovação aberta, nova economia e tecnologias emergentes.

Por que ShiftT?
O nome da aceleradora é composto pelo verbo “shift”, que expressa o conceito de mudança, movimento, típico da energia criativa presente nas startups. E o T maiúsculo faz conexão com o nome da Empresa. A marca tem as letras S e T em suas extremidades, demonstrando que a expansão ocorre de forma dupla, a Startup sendo expandida pela Tupy e o contrário também é válido, quando a Tupy é expandida pela Startup, ou seja, a ideia é ampliar, escalar o negócio de quem participar do Programa de Aceleração ao mesmo tempo que a Tupy também acelera seu ciclo de inovação.

Sobre a TUPY   
Multinacional brasileira que desenvolve e produz componentes estruturais em ferro fundido de alta complexidade geométrica e metalúrgica. Essas soluções de engenharia são aplicadas nos setores de transporte, infraestrutura, agronegócio e geração de energia e contribuem para a qualidade de vida das pessoas, promovendo acesso à saúde, saneamento básico, água potável, produção e distribuição de alimentos e comércio global. Sua produção está concentrada nas fábricas brasileiras em Betim/MG, Joinville/SC e em São Paulo (SP), e, no exterior, nas cidades de Aveiro, em Portugal, e em Saltillo e Ramos Arizpe, no México. Além disso, possui escritórios comerciais no Brasil, Alemanha, Holanda, Itália e EUA.

Informações para a imprensa:
Edelman: Tupy@edelman.com

Imprensa

CONTATOS

Imprensa Brasil e Internacional

Imprensa México - Dígito_R

Subir