Voltar

Notícias

Programa de Estágio: uma oportunidade para a carreira dos jovens na indústria

Notícias

17 de agosto de 2023

Na multinacional Tupy, cerca de 40% dos estagiários são admitidos pela Companhia

Joinville, agosto 2023 – Com o objetivo de descobrir talentos, promover o crescimento de carreiras, fortalecer parcerias com instituições de ensino e agregar valor, as empresas estão progressivamente adotando programas direcionados aos estagiários. A Tupy possui um abrangente Programa de Estágio, que inclui um calendário de capacitação para garantir o aprimoramento contínuo desses jovens profissionais e que traz benefícios também para a Companhia. Ao término de cada ciclo do programa, cerca de 40% desses talentos são efetivados na Empresa.

Para alcançar esse objetivo, há pouco mais de um ano, foi estabelecido um novo canal de comunicação direta, mais ágil, entre os estagiários, criando uma ponte entre as diferentes áreas da Empresa e todos os participantes do programa: estagiários, gestores e equipe de Recursos Humanos.

Outra conexão importante é com o Programa de Jovens Aprendizes. Ester Bartoldy Vieira, de 20 anos, é um exemplo entre os profissionais que ingressaram na Empresa como aprendizes e tiveram a oportunidade de migrar para o Programa de Estágio. Ela conta que enquanto estudava, no curso de Aprendizagem Industrial, já tinha interesse na área de Meio Ambiente. Teve a oportunidade de ser aprendiz no departamento, se desenvolveu, recebeu novos desafios já durante o programa de estágio e, neste mês, passou a integrar o quadro de colaboradores efetivos da Companhia.

“Com o apoio da equipe, que me acolheu e guiou, consegui aprimorar minhas habilidades e enriquecer minhas competências. Aqui, estabeleci conexões com pessoas que estimularam o meu crescimento profissional. O Programa de Estágio foi fundamental, pois, contribuiu com o desenvolvimento da minha carreira, aprimorei minhas competências técnicas e sociais e estou muito feliz em ser efetivada”, comemora. Atualmente, a Tupy conta, só em Joinville, com 76 estagiários e, entre eles, 17 são antigos aprendizes. O programa contempla estágio obrigatório e não obrigatório.

Durante os dois anos de estágio, é traçada uma trilha de desenvolvimento que contempla a abordagem de temas como flexibilidade cognitiva, comunicação e pensamento crítico. Além do dia a dia em sua área de atuação, é nos encontros presenciais mensais e cursos online que o estagiário tem a oportunidade de trabalhar temas comportamentais e técnicos com o intuito de melhorar a performance. Após 6 meses, novas capacitações e um plano de desenvolvimento individual é elaborado, com base no planejamento e execução de ações com o tutor. Entre os assuntos abordados nessa fase estão a gestão do tempo, inteligência emocional e aprimoramento.

“Aqui, a equipe permite que o estagiário assuma os processos, dando responsabilidade, não nos deixando apenas como suporte. Desde que entrei, passei por diversas situações de desenvolvimento e a que mais me chamou a atenção foi uma capacitação, na qual pude conhecer todo o processo produtivo da Tupy, durante 6 meses. A gente percebe claramente que os responsáveis pelo programa estão preocupados com o nosso desenvolvimento”, relata Thalison Eduardo Rodrigues dos Santos, 26 anos, que atua na área de Suprimentos.

“Nós adotamos um método que se baseia em compreender as necessidades individuais para alcançar um estado de plenitude, foco e motivação ao realizar as tarefas. Com este novo programa e a parceria dos gestores, pretendemos contribuir com a formação de profissionais qualificados e dedicados à indústria”, conclui o coordenador do Treinamento e Recrutamento da Tupy, Afonso Rachadel”.

As oportunidades para o Programa de Estágio são para estudantes dos cursos técnico e superior nas diversas áreas da Companhia. As vagas são divulgadas no LinkedIn da Tupy e no site da Empresa.

Sobre a TUPY      
Multinacional brasileira que desenvolve e produz componentes estruturais em ferro fundido de alta complexidade geométrica e metalúrgica. Essas soluções de engenharia são aplicadas nos setores de transporte, infraestrutura, agronegócio e geração de energia e contribuem para a qualidade de vida das pessoas, promovendo acesso à saúde, saneamento básico, água potável, produção e distribuição de alimentos e comércio global. Sua produção está concentrada nas fábricas brasileiras em Betim/MG, Joinville/SC e em São Paulo (SP), e, no exterior, nas cidades de Aveiro, em Portugal, e em Saltillo e Ramos Arizpe, no México. Além disso, possui escritórios comerciais no Brasil, Alemanha, Holanda, Itália e EUA. www.tupy.com.br     
  
Informações para a imprensa     
Edelman: TUPY@edelman.com

Imprensa

CONTATOS

Imprensa Brasil e Internacional

Imprensa México - Dígito_R

Subir