Voltar

Notícias

Modelo de negócios com maior oferta de serviços de valor agregado atrai novos Contratos de Manufatura para a Tupy e amplia geração de receita

Notícias

22 de março de 2023

A partir das operações no Brasil e no México, a Companhia aumenta a presença em mercados com crescente necessidade de produção local

A Tupy anuncia novas parcerias com fabricantes de caminhões Classe 8 no mercado norte-americano e de picapes para a América do Sul. Trata-se do fornecimento de novas gerações de blocos e cabeçotes de motor, contemplando, além da fundição, usinagem e pré-montagem, que são alguns dos serviços que integram os Contratos de Manufatura gerenciados pela Companhia.

A adição destes novos itens à carteira da Tupy reflete movimentos de localização da produção, que ocorrem na América do Norte, devido ao USMCA, mas também no Brasil e região.

“As competências agregadas com a aquisição da MWM na gestão de Contratos de Manufatura contribuem para ampliar a base de produtos vendidos com maior valor agregado em toda a carteira da Tupy”, contextualiza Fernando de Rizzo, CEO da Tupy.

Os novos contratos têm duração inicial de 8 anos e sua produção deve começar gradualmente, a partir de 2024. A estimativa é que, quando alcançarem todo o potencial contratado, as novas parcerias gerem receitas adicionais de R$ 650 milhões por ano.

“Os investimentos para a expansão dos contratos de manufatura são importantes para os nossos clientes, tanto na gestão de sua cadeia de fornecimento, quanto na alocação de capital”, explica Ricardo Fioramonte, Vice-presidente Comercial da Tupy.

Essas novas parcerias aumentam a participação da Companhia no mercado de caminhões pesados (Classe 8), segmento com alto volume e grande resiliência. Além disso, a adição destes novos itens à carteira da Tupy demonstram o impacto positivo do USMCA – novo tratado de livre comércio firmado por Estados Unidos, México e Canadá – para a Tupy. Esses produtos, anteriormente fornecidos a partir de outras regiões, serão fabricados nas plantas da Tupy no México e, assim, atenderão exigências de conteúdo regional. Esta é uma boa solução para clientes que buscam localizar sua base de fornecedores mais próxima de seus mercados (nearshoring). Da mesma forma, as operações no Brasil atenderão à demanda de blocos de motor usinados e pré-montados para líderes do mercado local de picapes, que, atualmente, são abastecidas por motores de outras regiões.

Investimentos nas plantas mexicanas e brasileiras

Os produtos e serviços contemplados nestes contratos serão produzidos nas plantas da Tupy no México e no Brasil. Para isso, nos próximos três anos, devem ser investidos cerca de R$ 340 milhões a fim de preparar e expandir nossas operações para atenderem à crescente demanda por serviços de alto valor agregado. Este valor inclui investimentos em novas tecnologias para acelerar a transformação digital das operações.

 Sobre a TUPY

Multinacional brasileira que desenvolve e produz componentes estruturais em ferro fundido de alta complexidade geométrica e metalúrgica. Essas soluções de engenharia são aplicadas nos setores de transporte, infraestrutura, agronegócio, reposição e geração de energia e contribuem para a qualidade de vida das pessoas, promovendo acesso à saúde, saneamento básico, água potável, produção e distribuição de alimentos e comércio global. Sua produção está concentrada nas fábricas brasileiras, em Betim/MG, São Paulo/SP e Joinville/SC, e no exterior, nas cidades de Aveiro, em Portugal, e em Saltillo e Ramos Arizpe, no México. Além disso, possui escritórios comerciais no Brasil, Alemanha, Holanda, Itália e EUA. www.tupy.com.br

Imprensa

CONTATOS

Imprensa Brasil e Internacional

Imprensa México - Dígito_R

Subir