Voltar
Notícias
“Meninas na Tecnologia” chega à fase final e estudantes apresentam soluções para veículos autônomos
16 de outubro de 2023
O projeto Meninas na Tecnologia, que conta com o apoio da multinacional Tupy, impulsiona e desenvolve ambientes de tecnologia nas escolas e dissemina o aprendizado de programação e robótica entre as estudantes, de 13 a 17 anos, do Ensino Fundamental e Ensino Médio. No desafio final desta edição, as equipes apresentarão um pitch de um modelo de negócio para veículos autônomos. A competição acontece hoje a noite, dia 17, a partir das 19h, no Ágora Tech Park.
Na edição deste ano, mais de 350 meninas formaram 105 equipes, cada uma composta por três alunas e uma orientadora. Após várias etapas classificatórias e mentoria com colaboradoras da Tupy, cinco equipes de cada categoria (Ensino Médio e Ensino Fundamental) foram selecionadas para a etapa final.
“Além de contribuirmos com a educação, proporcionamos a experiência e fomentarmos a participação das meninas em áreas relacionadas à tecnologia é uma forma de avançarmos na equidade de gênero também no universo científico e tecnológico. Assim, ampliamos as oportunidades de carreira para as estudantes e a diversidade dos profissionais dessas áreas”, cita Thamires Brito, líder de Sustentabilidade da Tupy.
Sobre o “Meninas na Tecnologia”
O Meninas na Tecnologia iniciou em 2021, com inclusão de apenas cinco escolas devido às restrições da pandemia. Um ano depois, os bons resultados impulsionaram o projeto que contou com a participação de 340 alunas e professoras de 28 escolas públicas de Joinville. Todas foram beneficiadas com 72 horas de capacitação em lógica, programação e robótica educacional, além de participarem de palestras e de visitas aos laboratórios da UFSC, do Ágora Tech Park.
Na edição de 2022, foram quatro etapas até a eliminatória, em que as participantes, em grupos, precisaram resolver um desafio tecnológico inédito voltado para o monitoramento de condições climáticas de Joinville. Ao final, cada equipe apresentou um protótipo físico com um plano de negócios. As primeiras colocadas participaram de uma visita as instalações da Tupy.
O projeto é desenvolvido pela UFSC em Joinville, coordenado pelos professores Carlos Maurício Sacchelli e Tatiana Renata Garcia, conta com o apoio da Tupy, do CNPq, do Rotary Club Joinville e da Prefeitura de Joinville.
Sobre a TUPY
Multinacional brasileira que desenvolve e produz componentes estruturais em ferro fundido de alta complexidade geométrica e metalúrgica. Essas soluções de engenharia são aplicadas nos setores de transporte, infraestrutura, agronegócio e geração de energia e contribuem para a qualidade de vida das pessoas, promovendo acesso à saúde, saneamento básico, água potável, produção e distribuição de alimentos e comércio global. Sua produção está concentrada nas fábricas brasileiras em Betim/MG, Joinville/SC e em São Paulo (SP), e, no exterior, nas cidades de Aveiro, em Portugal, e em Saltillo e Ramos Arizpe, no México. Além disso, possui escritórios comerciais no Brasil, Alemanha, Holanda, Itália e EUA.
Informações para a imprensa
Edelman: TUPY@edelman.com