Voltar
Notícias
Multinacional Tupy quer acelerar startups de Belo Horizonte
10 de agosto de 2022
Aceleradora da Companhia, a ShiftT, recebe inscrições até o dia 31 de agosto. Nesta quinta, dia 11, haverá roda de conversa em parceria com o Instituto Senai de Inovação e o P7 Criativo. Evento aberto ao público e gratuito
A ShiftT, aceleradora de startups da multinacional brasileira TUPY, o Instituto Senai de Inovação e o P7 Criativo convidam os empreendedores de Belo Horizonte para o evento de lançamento do segundo ciclo de aceleração de startups, nesta quinta, dia 11, a partir das 15h, no P7 Criativo. Para confirmar presença, basta acessar a plataforma Sympla e se inscrever gratuitamente. Na ocasião, haverá uma mesa redonda e serão apresentados os detalhes do Programa, que tem inscrições abertas até o dia 31 de agosto pelo site.
Participam da conversa sobre “Relacionamento entre startups e corporações”, Fabio Caramori, gerente de Inovação da Tupy, Bernardo Annoni, consultor de Relações com o Mercado no Senai. A discussão ainda conta com a presença especial de Cassio Barbosa, CEO da Hedro, uma das startups selecionadas na edição de estreia do programa, no ano passado. A empresa desenvolve hardware, firmware e software, e integra tecnologias para instrumentar ambientes industriais e comerciais rurais com sensores inteligentes sem fio.
O encontro faz parte do ShiftT On The Road, projeto que leva o time que lidera a iniciativa na Tupy a apresentar a proposta de valor do programa aos ecossistemas de inovação de diferentes regiões do país. Já passou por Paraná, Pernambuco, Rio Grande do Norte e Santa Catarina. Na agenda, está previsto também um encontro em Cuiabá (MT), no próximo dia 23 de agosto.
Saiba mais sobre a ShiftT
A partir da estratégia de inovação da Tupy, nasce a ShiftT. Uma aceleradora que tem a força da indústria e quer contribuir para o desenvolvimento de negócios e soluções inovadores.
Dentre os destaques da proposta de valor da aceleradora está o conceito equity free, ou seja, o empreendedor não precisa abrir mão de parte da sua empresa para poder participar do processo de aceleração. Também são premissas o respeito total à propriedade intelectual das startups e dos seus talentos.
Além da conexão com toda a estrutura da Tupy, os empreendedores selecionados passam por mentorias exclusivas, aplicadas por cerca de 30 profissionais da Companhia, com experiência nas mais diferentes áreas de conhecimento.
Áreas de interesse
Podem participar startups que se encaixem nas seguintes frentes:
- Sinergia com o Negócio: soluções que proponham inovação significativa e que possam ser escaladas rapidamente com o apoio da Tupy;
- Desenvolvimento Sustentável: negócios economicamente viáveis, que promovam impacto socioambiental positivo;
- Digital e Indústria 4.0: geração de valor a partir da aplicação de tecnologias emergentes, que impulsionem a jornada de transformação digital da Tupy;
- Modelos de Negócios Inovadores: iniciativas que proponham novas formas de abordar os desafios encontrados nas cadeias de valor da Tupy.
Serviço
ShiftT On The Road em Belo Horizonte (MG)
Quando: 11/08, às 15h
Onde: P7 Criativo – Rua Rio de Janeiro, 471, Centro – Auditório
Inscrições para o evento: Sympla
Evento público e gratuito
ShiftT – 2º Ciclo de Aceleração de Startups da TUPY
Inscrições até 31 de agosto pelo site
Sobre a Tupy
Multinacional brasileira que desenvolve e produz componentes estruturais em ferro fundido de elevada complexidade geométrica e metalúrgica. Essas soluções de engenharia são aplicadas nos setores de transporte, infraestrutura, agronegócio e geração de energia e contribuem com a qualidade de vida das pessoas, promovendo o acesso à saúde, ao saneamento básico, à água potável, à produção e distribuição de alimentos, ao comércio global. A inovação tecnológica envolvida na produção e na criação destas peças é a especialidade da Empresa, em seus mais de 80 anos. Sua produção se concentra em fábricas no Brasil, México e Portugal, além de escritórios em São Paulo, Alemanha, EUA e Itália.
Sobre o SENAI
O SENAI é um dos maiores polos de geração e disseminação de conhecimentos aplicados ao desenvolvimento da indústria do Brasil e de Minas Gerais. Criado em 1942, por iniciativa do empresariado do setor, o SENAI faz parte da Confederação Nacional da Indústria (CNI) e do Sistema Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (FIEMG).
Com o apoio de diversas áreas industriais, o SENAI é responsável pela formação profissional de recursos humanos para a indústria, a prestação de serviços como assistência técnica e tecnológica ao setor produtivo, serviços de laboratório, pesquisa aplicada e informação tecnológica. Graças à flexibilidade de sua estrutura, se tornou o maior complexo de educação profissional da América Latina.
O SENAI, através do desenvolvimento dos seus programas, projetos e atividades, oferece atendimentos adequados às diferentes necessidades da indústria e contribui para o seu fortalecimento e o desenvolvimento pleno e sustentável do país.
Sobre o P7 criativo
Considerado o primeiro hub de inovação e economia criativa do Brasil, o P7 Criativo está abrigado no icônico edifício projetado por Oscar Niemeyer na Praça Sete, em Belo Horizonte (MG). São 25 andares onde abriga coworking, salas privativas, museu, biblioteca digital e laboratório aberto com o núcleo de design, espaço de convivência, auditório e restaurante, que estão disponíveis para a promoção de ações de integração entre a criatividade e a inovação.
O P7 tem o objetivo de potencializar as competências criativas em todos os segmentos da indústria mineira, estimulando conexões, novas oportunidades de negócios e a adoção de novas tecnologias.
A iniciativa, que por 20 anos está sob gestão da FIEMG, atende empresas e atividades de áreas como Patrimônio Cultural, Artística, Arquitetura, Publicidade, Moda, Móveis, Design, Publicidade e comunicação, Audiovisual, Games, Tecnologia da Inovação e Gastronomia.
Informações para a imprensa
Edelman: TUPY@edelman.com